MatrÃculas para ano letivo de 2015 só começam hoje em Ilhéus
A Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus publicou o calendário de matrículas para as escolas da rede municipal de ensino referente ao ano letivo de 2015. De acordo com o cronograma estabelecido pela atual gestão e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, as matrículas terão início nesta quarta-feira, dia 25 e segue até 10 de abril para os alunos novos. O prazo também está aberto para transferências a outras unidades da rede municipal. Segundo a Seduc, a renovação para os estudantes que já se encontravam matriculados na rede em 2014 e que permanecerão na mesma escola ocorreu de 1º a 22 de dezembro passado.
Com 51 unidades escolares, sendo 13 no campo, 33 na sede e 5 conveniadas, o município oferece um total de 11.340 vagas para a educaçãoinfantil, anos iniciais, anos finais e EJA. As matrículas serão realizadas nas próprias escolas da rede municipal. Para a efetivação, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento do aluno, RG e CPF dos pais ou responsáveis, Cartão do Bolsa Família para os beneficiários do programa, Cartão do SUS, Comprovante de Residência e Comprovante de escolaridade anterior em caso de prosseguimento dos estudos.
A secretária municipal da Educação, Marlúcia Rocha, informou que “a nenhum aluno deverá ser negada a matrícula. Para o ingresso no ensino fundamental, a criança deve ter a idade mínima de seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em curso, conforme resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE-CEB), de número 1, de 14 de janeiro de 2010”.
Com o objetivo de acompanhar o processo de matrículas nas unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação nomeou uma comissão especial de chamada pública de matrícula-2015. Fazem parte da comissão Rita Cristina Socorro de Carvalho Machado e Maria Angélica Silva da Silva (Seduc), Isaura Fonseca Souza e Ana Maria Oliveira de Souza (Conselho Municipal de Educação), Marlene Batista dos Santos e Jorge de Jesus Conceição (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), Fred Santos de Oliveira e Diala Silva de Magalhães (Conselho Municipal de Saúde) e Luís Carlos dos Santos (representante da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores).